"Cristo, nossa Páscoa, foi Imolado. Celebremos a Festa... com pão sem fermento..." (1Cor 5,7)

"Cristo, nossa Páscoa, foi Imolado. Celebremos a Festa... com pão sem fermento..." (1Cor 5,7)
Qadishat Aloho, Qadishat Hayeltono, Qadishat Lo moyiuto

Refutação das Posições Judaicas contra o Cristianismo.

Um dos requisitos para a legitimidade messiânica é a reconstrução do Terceiro Templo de Jerusalém (de Pedra- Beit haMikdash), segundo prescreve Ezequiel 40-46...Yeshua (Jesus) não cumpriu isso, logo ele não pode ser o Messias. 


Consulte: http://www.bibliacatolica.com.br/01/33/40.php


O Templo de que fala Ezequiel é amplamente figurativo. Ele significa o Messias e a sua Igreja, que plenificam o ofício levítico e o levam ao seu fim.São muitos pormenores que não comentaremos aqui, sendo um Templo muito diferente do passado (segundo), em medidas e beleza. Na verdade, Jesus construiu o Terceiro Templo, que foi  a sua Igreja! Falamos aqui sobre as duas vindas messiânicas, necessárias segundo a perfeição de Deus:

  http://franciscorenalvo.blogspot.com/2012/02/o-messias-tinha-que-ser-divino-e.html

Se o Templo de Ezequiel é uma figura do Messias com a sua Igreja, então nem na primeira vinda seria preciso construir um Templo de Pedra, nem na segunda!

PROVAS: 


a) A paga infinita da dívida do homem pelo Messias...(o artigo citado acima). Ora, se o Messias, pela sua Morte, livrou o homem da escuridão quanto a Deus, no seu Sangue, porque continuar Israel com ofício levítico derramando sangue de animais que não livrariam o homem da Morte (dons finitos)? É um paradoxo enorme  continuar sacrificando novilhos e cordeiros! É chamar a Salvação de Deus imperfeita aceitando-a! E em Ezequiel vemos claramente o ofício Levítico em ação sacrificando animais( ver 44,31).
b) ...estreitamente relacionado ao anterior: Se o messias livrou o homem da Morte (que fazia o homem não ter acesso ao céu) e fez com que a humanidade tivesse acesso ao céu. Is 25 expressa claramente ao falar que a Morte (corporal) foi destruída!:

"E o SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados.
E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem.
Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse." 
Isaías 25:6-8
 

Ora, se a Morte foi aniquilada( O Messias abriu o Xeol), sim, ela, um empecilho ao homem ter acesso ao céu (não o Céu físico, mas ao Estado glorioso de Deus), porque então reconstruir um Templo com Santo dos Santos no qual ninguém tem acesso, a não ser o Sumo sacerdote no tempo determinado? 

Não é um paradoxo? 

Interpretar Ezequiel 40-46 coaduna-se mais com a Igreja, pois no seu culto está presente o Céu, a Jerusalém Celeste. 

Prova Cabal 

A prova-chave para nossa ressalva encontra-se no capítulo subseqüente: a fonte que corre do Templo.


O interessante é que esta Fonte dá vida ao seu redor. Isso se trata da fonte aberta no Messias distribuindo seus dons de vida Eterna á humanidade desde a sua Morte e no mundo vindouro...quando os justos irão ressurgir (tendo o Messias como primícias). Ele os distribui desde já pela sua Igreja nos seus sacramentos (Jo 19,34); Significa também toda a Natureza que vai ser renovada e cheia de vida Eterna.

A nossa ressalva aqui sobre a Fonte do Templo serem os dons espirituais do Messias (não se tratando de uma fonte material, física) é o fato, acompanhado de não se precisar de sangue de animais- pois o Messias com seu sangue já deu Justificação Infinita-de no mundo vindouro a vida ser ETERNA, e de que nas condições de ressuscitados os corpos não precisam mais de alimentos e remédios (no capítulo 47 de Ezequiel fala-se das plantas que servem de remédio e alimentos em abundância advindos da Fonte). Ver: http://franciscorenalvo.blogspot.com/2011/07/refutacao-das-posicoes-judaicas-contra.html  .

Para coroar o que dissemos (sobre a Fonte= as GRAÇAS do Messias): 

"Naquele dia haverá para a casa de Davi uma Fonte aberta para lavar o pecado e a mancha" (Zc 13,1)

Ora, onde há pecado não há sacrifício expiatório? (como comentamos). Qual foi o sacrifício expiatório que pagou nossa dívida Infinita? 



4 comentários:

  1. Gostei de seu blog
    Muito interessante.
    Voltarei sempre que puder.
    Parabens.
    Se puder e quiser, visite meu humilde blog
    e deixe la seu precioso parecer .
    crisma2012matao.blogspot.com.br
    Que Deus nos abençoe sempre e sempre.

    ResponderExcluir
  2. Hi francisco,

    I was wondering if you have heard from Ephrem Shhimo. I have been trying to contact him regarding the maronite prayer translations. Haven' t heard from him for so long. Do you know if he is safe. Did you end up getting the link for the translations? If so what was his email. Love to hear from you

    ResponderExcluir
  3. My email is paullove3634@gmail.com

    regards

    paul

    ResponderExcluir